Conhecendo as ilhas Galápagos, um destino paradisíaco, no Equador!

Um destino paradisíaco!

As Ilhas Galápagos são um destino mágico e paradisíaco, que provoca os sentidos, onde os animais contam com formas e comportamentos impossíveis de encontrar em outros cantos do mundo.

Ilhas Galápagos

 

O arquipélago de Colón, popularmente conhecido como as Ilhas Galápagos, é de origem vulcânica, formado por 58 ilhas e rochedos. Foi oficialmente anexado ao Equador no ano de 1832. Possui uma fauna peculiar, com espécies endêmicas, como as tartarugas gigantes e a iguana marinha. O arquipélago constitui a segunda maior reserva marinha do mundo.

 

Para os aficionados em natureza, as Ilhas Galápagos são o destino ideal. As principais ilhas do arquipélago são: Santa Cruz, Isabela, São Cristóvão, Santa Maria, Santa Fé, Genovesa, Fernandina, Bartolomé, Wolf, Pintada e Bella.

 

Foi visitando as Ilhas Galápagos que Charles Darwin fez grandes observações a respeito das plantas e animais. A imensa biodiversidade local contribuiu para que Darwin formulasse a famosa “teoria da evolução das espécies”.

 

O governo equatoriano, em 1959 criou o Parque Nacional de Galápagos, diante do refúgio natural para tantas espécies endêmicas, com uma área que cobre 97% da sua extensão.

 

As Ilhas Galápagos foram declaradas, pela Unesco, Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1979, e Reserva da Biosfera em 1985.

 

Ilha de Santa Cruz nas Ilhas de Galápagos - Equador
Ilha de Santa Cruz
Conhecendo as Ilhas Galápagos

Quando conhecer as Ilhas Galápagos? A natureza vai te surpreender porque oferece surpresas durante os 12 meses do ano. Assim, você poderá conhecer o arquipélago em qualquer época do ano. As condições climáticas variam conforme a época, contudo, normalmente entre 7° e 28°C.

Deve-se levar em consideração que as variações climáticas podem ser fortes, com características mensais. De janeiro a março a temperatura tende a ser mais quente e chuvosa, sendo o mês de março o mais quente do ano. Neste período, a flora se torna abundante, proporcionando um show à parte. De julho a dezembro a quantidade de chuvas é reduzida, refrescando o clima nas Ilhas e tornando as águas mais gélidas. É considerada uma época muito boa para apreciar a vida aquática.

Desta forma, se consideram apenas duas estações no arquipélago, a estação quente que vai de dezembro a junho, e a estação seca que vai de junho a novembro.

 

Você imagina caminhar entre tartarugas gigantes, lobos marinhos e aves exóticas? Você poderá viver tudo isso neste paraíso natural!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *