Astronomia no Deserto do Atacama

Astroturismo no Chile

Para os aficionados em astronomia, a zona norte do Chile é o destino ideal para o astroturismo, onde está um terço dos telescópios que existem no planeta atualmente. Por esta razão se tornou um pólo mundial na matéria, principalmente pelas condições climáticas (a secura do ar oferece céus limpos, com mais de 300 noites de céu aberto por ano) e a estabilidade institucional.

Construção do Centro Astronômico European Extremely Large Telescope (E-ELT)

Em maio de 2017, começou a ser construído no morro Armazones do Chile, a 3.060 metros de altitude e a 20 km de Paranal, outro importante centro astronômico ao leste de Antofagasta, o European Extremely Large Telescope (E-ELT). O maior telescópio do mundo, que deve começar a operar em 2024, permitirá a busca de novos planetas e estrelas, assim como a captura de imagens para conseguir decifrar se existe vida em outros lugares do universo. Ambos observatórios são operados por ESO, Observatório Europeu Austral, que atualmente desenvolve outro grande projeto: ALMA, nas proximidades de San Pedro de Atacama.

Astronomia no Deserto do Atacama.
Observatórios em pleno Deserto do Atacama.

Não somente os científicos podem desfrutar dos limpos céus chilenos e da contemplação do universo. Na viagem ao Chile você também poderá visitar observatórios astronômicos, onde são organizadas visitas com explicações para o público geral, além de mostrar as principais atrações da astronomia que oferece o céu austral. Os visitantes com interesse especial pelo assunto sempre são bem recebidos quando querem observar o céu pelos telescópios, enquanto não estão sendo usados (como por exemplo quando são feitas explicações do céu e das constelações a olho nu).

Quando se fala em astroturismo ou turismo astronômico, San Pedro do Atacama é uma das cidades mais procuradas nesta modalidade.

Vista para o céu estrelado no Deserto de Atacama.

Mesmo que a região de San Pedro do Atacama apresente o céu limpo aproximadamente 300 dias do ano, não é possível garantir-lo em uma noite específica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *